sábado, 23 de agosto de 2008

Os Anjos do Senhor


Falar dos anjos não significa ficar suplicando a presença dele nas situações de perigos,mas é contemplá-los como criaturas sábias,que diante de Deus os louvam e fazem uma ligação muito direta entre a criatura humana e Deus.São Miguel nos intercede no perigo;São rafael nos livra diante de Deus nos intercedendo a saúde. E Gabriel é aquele que leva ao trono de Deus nossas orações.É aquele que nos escuta e nos apresenta diante Deus como seres aflitos em busca do milagre.Mas eu quero falar aqui dos santos anjos que permancem em constante adoração ao Deus vivo.Quando estamos diante do Cristo Eucaristico e estamos o Adorando milhões de anjos também o adoram.A presença dos anjos em adoração a Jesus é muito linda e nos ensina a dorar
Jesus Sacramentado presente no ato de Adoração.Não podemos abandonar a devoação aos anjos e eles nos ensina muitas coisas boas e importantes para a nossa vida humana e espiritual.
S. Dionísio, o Areopagita e outros padres da Igreja, nos mostram que as nove ordens de anjos são divididas em três grupos. Ao primeiro percentem os Tronos, Querubim e Serafim; ao segundo, Potestades, Domínios e Poderes; e ao terceiro, Arautos, Arcanjos e Principados.Primeiro vêm os Serafins. O nome “seraph” significa fervor radiante do amor Divino; amor que os inflama, e eles irradiam aos outros. Eles são seres inteiramente inflamados de amor.Os segundos têm por nome “cherub”, que significa a completude do conhecimento e da sabedoria. Segundo S. Dionísio e os outros padres, estes espíritos abençoados são chamados querubins porque são permeados pelos mais abundantes raios de luz, contemplando diretamente a Fonte de Luz pré-eterna. Eles conhecem a completude de tudo o que Deus permite às Suas criaturas conhecerem. Dois Querubins cobrem com suas asas a arca do Velho testamento. Além do conhecimento e da sabedoria, os Hebreus atribuíam-lhes grande poder. Os Tronos habitam junto de Deus e através deles o Senhor manifesta a justiça sobre a terra ao longo dos tempos. As Potestades regem com glória sobre os seres angélicos menores e dirigem o serviço destes. Os Poderes são, segundo muitos santos Padres, os espíritos através de quem o Senhor realiza Seus milagres. Os Domínios abreviam o poder dos espíritos malignos na guerra que movem contra a humanidade. A palavra “anjo” significa “arauto”ou “mensageiro”. Os anjos especialmente chamados de “arautos” são aqueles a quem o Senhor envia com as Suas ordens por todo o universo. Os Arcanjos são os comandantes destes mensageiros Divinos. São eles que anunciam os maiores mistérios à humanidade, assim como o fez o Arcanjo Gabriel ao anunciar à Virgem a proximidade do nascimento do Salvador.Nos ícones, os anjos são retratados com asas a fim de mostrar que, embora pareçam ter uma forma corporal, eles não têm realmente corpo físico. As asas significam que eles são incorpóreos e imateriais e mostram que seus movimentos não são limitados como os dos homens,, mas, com grande velocidade, podem deslocar-se para qualquer parte do universo. Os anjos são seres criados e por isso não são espíritos perfeitos como Deus é, e são limitados pelo tempo e o espaço, quer dizer, embora saibam muito, enquanto seres individuais não estão presentes em todos os lugares ao mesmo tempo (onipresença). Não sabemos como os anjos se comunicam entre si, mas sabemos que o fazem. Também compreendem a linguagem silenciosa das nossas almas que clamam por eles, e sempre nos ouvem com amor e compaixão e intercedem por nós junto ao Senhor. (Fonte: Igrejaservia).
Vejamos algums frases importantes para as nossas reflexões com os anjos:
«Cada fiel tem ao seu lado um anjo como protector e pastor, para o conduzir à vida» (São Basílio Magno).
"No batismo, o sacerdote atua na missão de um Anjo" (De Mysteriis 11,6).
"Deus não tinha necessidade dos Anjos, porém o homem deles tem necessidade. Enquanto os homens foram criados à imagem de Deus, os Anjos o foram segundo o ministério de Deus" (Expos. Ps. 108).Santo Ambrósio ( 340-395)
São João Jerônimo - doutor da Igreja (340-420) combatendo a idéia de que as almas no futuro não se transformam em anjos afirmou:Os Anjos cuidam e velam até pelos pormenores do cosmos (Comm. in Eccles. 10,20) e de forma especial, pelos homens (Comm. in 16.6,14).

Nenhum comentário: